SIS-MA

Sistema de Informação de Saúde para Monitoria e Avaliação

Sobre o SIS-MA

O SIS-MA é a principal plataforma de gestão e análise de dados do MISAU desenvolvida com base no DHIS2, um software de código aberto e flexível baseado na Web, responsável por suportar a recolha, armazenamento, análise, interpretação, visualização e disseminação de informação de saúde usada para a definição e monitoria de políticas de saúde pública em escala nacional.

O SIS-MA foi projectado para colectar informações sobre vários aspectos de saúde, incluindo dados demográficos, indicadores de saúde, cobertura de serviços de saúde, epidemiologia, recursos humanos em saúde, entre outros. O SIS-MA também é usado para gerar relatórios, analisar dados e partilhar informações entre as diferentes partes interessadas, incluindo, organizações de saúde, parceiros de cooperação, agências governamentais e demais organizações não governamentais.

Através desse sistema, o MISAU monitora indicadores de saúde, identifica lacunas, toma medidas correctivas e avalia o impacto das intervenções de saúde implementadas em Moçambique. Ele fornece um quadro para a colecta de dados em nível nacional, provincial e distrital, visando monitorar o desempenho dos serviços de saúde e facilitar a tomada de decisões informadas.

Entrada de dados

A entrada de dados é feita em listas de elementos de dados ou em formulários personalizados definidos pelo utilizador que são desenvolvidos à semelhança dos formulários baseados em papel para facilitar a compreensão do utilizador.

Para proceder com a inserção de dados no SIS-MA podem ser usados uma variedade de dispositivos. Qualquer computador pode acessar o SIS-MA por meio de sua interface baseada na Web e o aplicativo de captura Android DHIS2 oferece funcionalidade completa de entrada de dados em dispositivos móveis, e o sistema pode ser configurado para entrada limitada de dados por SMS.

Tanto os aplicativos da web quanto os móveis funcionam offline: se a conectividade com a Internet cai durante a captura, os dados são armazenados localmente no navegador ou no aplicativo Android e o utilizador poderá continuar com o seu trabalho sem precisar interromper devido a falta de internet. Assim, quando a conectividade da internet for restabelecida, seus dados serão sincronizados com o servidor online.

Módulos do ecossistema SIS-MA

SIS-MA Agregado é o módulo responsável pela colecta, organização e análise de informações agregadas sobre indicadores de saúde. É um módulo projectado para colectar dados em níveis mais amplos, como distritos, províncias e nacional, e abrange uma ampla gama de áreas de saúde.

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O SIS-U é o módulo hospitalar do SIS-MA, que permite o registo e monitoria de informações individuais de pacientes referentes a internamentos, óbitos, altas, tuberculose, cancro, óbitos maternos e neonatais, e registos de nascimento. É uma ferramenta essencial para o registo e gestão de informações detalhadas de pacientes.

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O Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVE) é um módulo projectado para colectar, analisar e interpretar dados epidemiológicos em tempo real, permitindo uma resposta rápida e eficaz a surtos de doenças, bem como o registo de dados de campanhas de vacinação contra doenças de vigilância.

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O iMISS/SIIM é uma plataforma de gestão integrada de dados de saúde que facilita a colecta e armazenamento em uma única base de dados toda a informação inerente à malária. Este sistema integra e centraliza os dados relacionados à malária, permitindo que diferentes níveis hierárquicos do Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS) monitorem os indicadores-chave, avaliem o impacto das intervenções e obtenham evidências para o planeamento e implementação de estratégias de resposta em todo o sistema.

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O SIS-C é um sistema que faz a colecta e registo de dados de saúde da comunidade para facilitar o rastreio de doenças, eliminar o congestionamento de filas nas Unidades Sanitárias e levar os cuidados de saúde primária às comunidades.

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O módulo usado para registrar informações relacionadas a estudos epidemiológicos. Esse módulo permite a colecta de dados por meio de questionários ou formulários específicos, que podem ser respondidos por profissionais de saúde, pacientes ou outros participantes envolvidos nas pesquisas.

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O Registo Electrónico Infantil é uma ferramenta composta por módulos inter-relacionados que colectam, processam, armazenam dados de saúde da criança desde a vacinação e avaliação nutricional, o acompanhamento em caso de doença ou em estado de risco para apoiar os processos de tomada de decisão e controle. É uma ferramenta que facilita a monitoria individualizada e oportuna do acompanhamento da criança, e a busca activa de crianças faltosas.

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Unidades Organizacionais e níveis de reporte de dados

O SIS-MA estabelece diferentes níveis de reporte para garantir a colecta abrangente e oportuna de dados de saúde em todos os níveis do sistema de saúde. Esses níveis de reporte são projectados para permitir a transmissão adequada das informações, desde os níveis inferiores, como as unidades de sanitárias, até os níveis superiores, como os órgãos de gestão nacional. No todo, são quatro (4) níveis que compõem a estrutura, nomeadamente, nível da Unidade Sanitária, nível do distrito, nível da província e o nível nacional, também designado por nível central.

No processo de entrada de dados no SIS-MA, as unidades sanitárias primárias colectam informações sobre atendimentos, serviços prestados e indicadores de saúde. Esses dados são registados em formulários específicos ou sistemas eletrônicos e, em seguida, compilados e enviados aos níveis superiores, como distritos e províncias. Esses níveis são responsáveis por receber os dados das unidades sanitárias em sua área de abrangência, rever e validar os dados e enviá-las para o nível acima.

No nível central, os dados são consolidados e analisados de forma abrangente. Essa etapa envolve a revisão dos dados recebidos dos níveis inferiores para garantir sua qualidade e integridade. Os dados são então utilizados para monitorar indicadores de saúde, identificar tendências, avaliar o desempenho do sistema de saúde e informar a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, os dados consolidados e as análises são compartilhados com outros actores interessados, como órgãos governamentais, organizações não governamentais e parceiros de saúde, para promover a transparência, colaboração e apoio mútuo na melhoria da saúde da população. Essa partilha de informações é fundamental para fortalecer o sistema de saúde como um todo e para direccionar intervenções e políticas de saúde baseadas em evidências.

Níveis Organizacionais do processo de colecta de dados no SIS-MA

Qualidade dos dados

A qualidade dos dados no SIS-MA é de extrema importância para garantir a confiabilidade e utilidade das informações colectadas. A qualidade dos dados está diretamente relacionada à precisão, completude, consistência, oportunidade e integridade das informações registradas no sistema.

Para garantir a qualidade dos dados, no ponto de entrada é feita uma verificação para aferir se os dados estão dentro dos níveis de intervalo aceitáveis ​​de valores mínimos e máximos para qualquer elemento de dados específico. Essa verificação, por exemplo, pode ajudar a identificar erros de digitação no momento da digitação.

Além disso, o utilizador pode definir várias regras de validação que podem ser executadas por meio das regras de validação para identificar violações. Esses tipos de verificações ajudam a garantir que os dados inseridos no sistema sejam de boa qualidade desde o início e possam ser aprimorados pelas pessoas mais familiarizadas com eles.

Ao garantir a qualidade dos dados no SIS-MA, é possível obter informações precisas e confiáveis para a monitoria da saúde, avaliação de programas e políticas, planeamento estratégico e tomada de decisões informadas.

Visualização e análise de dados

A visualização e análise de dados no SIS-MA é feito com recurso a várias ferramentas, dentre as quais, mapas, gráficos, tabelas dinâmicas e dashboard.

Mapas

O SIS-MA possui recursos do Sistema de Informações Geográficas (GIS) baseado na Web por meio do aplicativo Maps integrado, que permite fazer mapeamento temático de áreas e pontos, visualizar unidades sanitárias com base em classificações, visualizar áreas de captação para cada unidade sanitária e geolocalizar casos individuais para rastreamento de contato durante um surto de doença.

Gráficos

Nas suas diversas variedades, tais como colunas, linhas, pizza, colunas empilhadas e gráficos de área. Pode-se exibir linhas de tendência, legendas, títulos, rótulos, linhas de destino e linhas de base. Pode-se facilmente Selecionar todos os indicadores, unidades organizacionais, períodos de tempo e outras dimensões, e inverter categorias e séries. Os gráficos podem ser salvos como favoritos e compartilhados ou mesmo baixados como imagens e PDFs.

Tabelas dinâmicas

Totalmente baseadas na Web e permitem analisar dados em todas as dimensões de dados e organizá-los em colunas, linhas e como filtros sob demanda. O utilizador pode incluir totais e subtotais e remover linhas vazias e controlar a densidade de exibição, tamanho da fonte e separador de grupo de dígitos. Tabelas dinâmicas podem ser salvas como favoritas, baixadas e usadas como base para tabelas dinâmicas offline do MS Excel.

Dashboards

São painéis que fornecem um painel pessoal onde os utilizadores podem colocar os seus gráficos, mapas e relatórios favoritos em um só lugar. O dashboard permite que se efectue pesquisa diretamente no painel por análises relacionadas a um determinado assunto ou a outras pessoas.